Situação: Aprovada

Regime de Tramitação: Normal

Data de criação: 28/03/2018

MOÇÃO DE APOIO N° 001/2018

 

Os Vereadores que abaixo subscrevem, com amparo no Regimento Interno, atendendo uma solicitação feita pela Câmara de Lajeado, requerem após ouvido o Plenário, que seja encaminhada MOÇÃO DE APOIO, SOLICITANDO MEDIDAS IMEDIATAS DE INCENTIVO ESTADUAL NO SETOR LEITEIRO.

 

Justificativa:

            A crise do leite no Brasil vem afetando muito os produtores da nossa região, inclusive no nosso município. A atividade, reconhecidamente uma das mais importantes em termos de manutenção e desenvolvimento da agricultura familiar no Rio Grande do Sul, passa por mais uma de suas grandes crises.

          O preço do litro de leite pago ao produtor sofreu redução significativa. A atividade leiteira, assim como sua importância, é conhecida pela penosidade do trabalho envolvido. As pessoas ligadas à produção de leite necessitam dar uma atenção especial diariamente a atividade. 

          Mesmo com muitos avanços ao longo dos últimos anos, em especial no quesito tecnologias/mecanização, trabalhar com a produção de leite não é fácil. Exige que os envolvidos praticamente não se comprometam com outras atividades. Em uma pequena unidade de produção, por menor que seja a intensificação da produção, é necessário o envolvimento, quase ininterrupto, de uma ou duas pessoas.

          A produção de leite é necessária e pode ser considerada uma importante alternativa de desenvolvimento e de renda para a agricultura familiar, impulsionando também o comércio local e consequentemente a economia da nossa região. E diante do cenário atual, essa crise acaba afetando a todos.

          Deste modo, fica evidente que os movimentos em torno da crise do leite vão muito além de simples ações. O Estado necessita coordenar e liderar as ações em prol da manutenção do sistema produtivo, não só pela relevância e importância do produto, mas pelo significado da cadeia produtiva do leite em especial os agricultores da nossa região. Novas ações que vão desde a assistência técnica visando melhorar os índices de produtividade a baixo custo, até políticas de regulação e controle de preços e de estoques, são necessárias.

       Certos do apoio ao acima solicitado, desde já agradecemos.