Plenária: Sessão Ordinária 05/12/2018

Situação: Aprovada

Regime de Tramitação: Normal

Data de criação: 03/12/2018

MOÇÃO DE REPÚDIO N° 003/2018

Os Senhores Vereadores presentes subscrevem e solicitam a esta Colenda Câmara Municipal de Tabaí, apoio a MOÇÃO DE REPÚDIO e SOLICITA MEDIDAS IMEDIATAS POR PARTE DO GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL AO SETOR LEITEIRO.

 

Justificativa:

 

A cadeia produtiva do leite precisa ser preservada e respeitada pela importância social e econômica que representa. No Rio Grande do Sul está presente em praticamente 96% dos municípios e faz a economia girar neste sentido. A Câmara de Vereadores do Município de Tabaí, através do vereador Marcos Antônio de Azevedo e demais vereadores subscritos abaixo, apresentam moção de repúdio a atual política praticada pelo governo federal com este setor, que tanto contribui na oferta de alimentos e na renda do agricultor familiar.

Rever os tratados com os países do MERCOSUL, onde o leite nada mais é do que um produto de negociação, que facilita a exportação de produtos secundários ou terciários para permitir a entrada de leite, prejudicando diretamente o pequeno produtor, tirando a lucratividade e com isto, frustrando a possibilidade de sucessão rural na propriedade. Outro ítem a ser revisto são os juros para investimento ou custeio nas propriedades rurais, uma vez que a inflação não chegou a 5% (cinco por cento), a política de investimento neste setor pratica juros bem maiores que a taxa SELIC, que hoje é de 6,5% (seis e mio por cento), isto acaba inviabilizando investimentos.

Finalizando, reafirma que os ítens anteriormente expostos são de suma importância para a continuidade da atividade rural nas propriedades do município de Tabaí, Vale do Taquari e de todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Sendo o que tínhamos para o momento, agradecemos a acolhida dos pleitos ora apresentados.

 

                                             Plenário Joaquim dos Reis, 03 de dezembro de 2018